AROMA & CIA - Óleos de Massagem Artesanais

GUIA DE AROMATERAPIA

 

ALECRIM (Rosemarinus Officinalis): seu aroma canforado é um poderoso energizante mental. Combate a fadiga mental e a perda de memória. Um dos óleos preferidos pelos massoterapeutas para a drenagem linfática.


ALFAZEMA (Lavandula Officinalis): seu aroma campestre age como estabilizador do sistema nervoso central e pode ser usado para combater a depressão, ansiedade, estresse, insônia, histeria, crises nervosas, náuseas e dores de cabeça. Como analgésico é usado para espasmos musculares, torções, luxações, dores reumáticas, artrite, bursite, e cólicas. Como descongestionante das vias respiratórias é usado para bronquite, asma, catarro, resfriados, laringite e infecções da garganta. Como sedativo é usado para palpitações, taquicardia e hipertensão. Como antiinflamatório é usado para queimaduras solares, inflamações, inchaços, cortes, feridas, dermatite, micose, infecções bacterianas, chagas, bolhas, abscessos, acne, alergias, carbúnculos, pé de atleta, mordidas de insetos e repelente.


ALMÍSCAR (Moschus Moschiferus): seu aroma único, adocicado profundamente penetrante tem um impacto instantâneo no sentido olfativo e na psique da pessoa. É essencialmente um poderoso afrodisíaco e provoca uma irresistível atração física. Segundo The Dictionary of Pratical Materia Medica, o óleo de massagem de almíscar também pode ser usado clinicamente para acessos de raiva, angina peitoris, catalepsia, coqueluche, crupe, desmaio, dispnéia, epilepsia, herpes, hipocondria, histeria, impotência, infertilidade, laringite, falência dos pulmões, febre tifóide e vertigem.


ALOE VERA (Aloe Vera): seu aroma fresco e suave a torna a planta curativa por excelência. Aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) para uso nos tratamentos de rejuvenescimento, hidratação, nutrição, reconstituição e melhora da textura da pele. Também é muito eficiente no tratamento das doenças da pele, eliminando o ressecamento, psoríase, eczema, micose e outras doenças afins. Relatórios clínicos mostram a eficiência da Aloe Vera no tratamento da dermatite, queimaduras, feridas, úlceras, bolhas e inflamações. Estudos clínicos comprovam que suas extraordinárias propriedades curativas provêem de sua capacidade de repor os fluidos sem interromper o fluxo de oxigênio, o que também contribui para reduzir as cicatrizes. Uma analise mais detalhada das propriedades curativas da Aloe Vera mostra na sua composição química a presença de uma multidão de vitaminas e minerais, tais como: A, B1, B2, B3, B4, B6, B12, C, D, complexo B, cálcio, fósforo, potássio, ferro, sódio, colina, magnésio, manganês, cobre, cromo e zinco. Também contém um exercito de aminoácidos: isoleucina, leucina, licina, metionina, fenilanina, treonina, valina, ácido aspártico, ácido glumático, alanina, arginina, cistina, glicina, histidina, hidroxiprolina, prolina, serina, e tiroxina. Contem, pelo menos, 6 agentes anti-sépticos responsáveis pela destruição ou controle do mofo, bactérias, fungos e viruses: lupeol, ácido sálico, uréia, ácido cinamónico, fenoles e sulfuro. O lupeol e o ácido sálico são conhecidos pela sua ação analgésica. A Aloe Vera também contem 3 ácidos graxos com propriedades antiinflamatórias: colesterol, camperesterol e B- sitosterol. Por último, a planta de Aloe Vera contem pelo menos 23 polipeptídios com propriedades estimulantes do sistema imunológico que ajudam a explicar sua eficiência no combate de um amplo espectro de doenças infecciosas.


ARRUDA (Ruta Graveolens): seu aroma amargo é associado á purificação energética de pessoas e ambientes (descarrego). Usado especialmente pela aromaterapia mágica como defesa contra o “mau olhado”, os feitiços e a magia negra. Atua como poderoso desobsessor, afastando os espíritos obsessores. Ativa e estimula o mecanismo de autodefesa psíquica. Na Idade Media os senhores feudais usavam ramalhetes de arruda para se proteger das pragas da época. Em pessoas de pele muito sensível pode causar uma reação alérgica que se caracteriza pelo aparecimento de grandes manchas vermelhas. Nunca use o óleo essencial de arruda puro na pele.


BÁLSAMO (Abies Balsamea): extraído do pinheiro americano, seu aroma doce e suave é extremamente relaxante. Um dos óleos de massagem preferidos pelos massoterapeutas por ser um eficiente relaxante muscular. Seu agradável cheiro doce relaxa e combate a ansiedade. A sua calidez o torna ideal para o tratamento da artrite e outras formas de doenças das articulações. Deve-se mencionar que como muitos outros óleos da família das coníferas é um excelente expectorante, especialmente requisitado para abrandar aquelas toses secas de peito e os espasmos bronquiais.


CAMOMILA (Chamaemeum Nobile): seu aroma doce de ervas é profundamente calmante. Apropriado para todos os tipos de pele, protege da ressecação. É especialmente recomendado para a massagem de distensão muscular. Apreciado pelo seu efeito calmante da mente e do corpo, a ponto de ser freqüente o adormecimento do paciente durante a sessão de massagem. Ademais, o óleo de camomila pode ser usado para curar a insônia, dores de cabeça e desordens menstruais. Um dos poucos óleos que pode ser aplicado na pele inflamada.


CANELA (Cinnamomum Verum): seu aroma quente e temperado é extremamente estimulante. Afrodisíaco, energizante, anti-séptico, desodorante e aromático. O óleo de massagem de canela, mesmo numa solução de 1%, pode causar reação alérgica em pessoas de pele muito sensível, o que se caracteriza pelo aparecimento de grandes manchas vermelhas. Atenção: nunca fique exposto ao sol 6 horas antes ou depois de uma massagem com óleo de canela!


CÂNFORA (Cinnamomum Verum): seu aroma fresco e mentolado tem um poderoso efeito expectorante e descongestionante das vias respiratórias. Ideal para o tratamento do mal-estar que acompanha a gripe e o resfriados: tose, congestão nasal, dores musculares e neuralgias. Recomendado para uso nos casos de inflamação dos nervos e suas ramificações, especialmente o nervo ciático. O óleo de massagem de cânfora também pode ser usado como anafrodisíaco, depressor do sistema nervoso central e desintoxicante dos efeitos causados pela ingestão de álcool e drogas.


CRAVO (Syzygium Aromaticum): seu aroma levemente doce e temperado é um poderoso germicida, anti-séptico, e repelente de insetos. Largamente usado na medicina odontológica como anestésico.


DAMA DA NOITE (Selenicereus Grandiflorum): seu doce aroma sensual tem uma energia sutil que nos ajuda a mergulhar no mais intimo de nosso ser, aflorando nossos mais profundos sentimentos. Atua diretamente no plano emocional como catalisador dos seguintes complexos e fobias: bloqueio do principio receptivo feminino, impotência, medo de espaços abertos, complexo de inferioridade, complexo de inadequação, complexo de culpa e complexo de baixa auto-estima.


ERVA DOCE (Foeniculum Vulgare): seu doce aroma de anis o torna apropriado para o cuidado da pele. É recomendado para massagear especificamente os locais onde há celulite. Também e aplicado na massagem para firmar os seios e para estimular a produção de leite das lactantes. Um dos óleos preferidos pelos massoterapeutas para a massagem de  drenagem linfática.


EUCALIPTO (Eucaliptus Globulus): seu aroma canforado, fresco e penetrante, tem propriedades anti-sépticas. É muito usado sozinho ou em preparações, nas massagens para aliviar a congestão das vias respiratórias e as dores musculares, principalmente nos meses de frio. O óleo de massagem de eucalipto também é usado para aliviar as dores causadas pela artrite e o reumatismo.


ILANGUE-ILANGUE (Cananga Odorata): seu aroma intenso, profundo e penetrante é um poderoso afrodisíaco, muito recomendado nas massagens de estimulação sexual. O óleo de massagem de ilangue-ilangue também é usado para estimular a circulação sanguínea.


JASMIM (Jasminum Grandiflorum): seu aroma sensual, doce e feminino tem um leve efeito estimulante criando um relaxante clima de amor romântico. Tem uma nota afrodisíaca e compõe a fórmula da maioria dos grandes perfumes franceses. Usado para perfumar o corpo, hidratar a pele ressequida e tratamento da pele enrugada ou irritada. Embora nativo da Índia o jasmim é reverenciado na China e usado para perfumar o recinto da primeira noite de núpcias.


LAVANDA (Lavandula Angustifólia): seu delicado aroma floral age como estabilizador do sistema nervoso central e pode ser usado para combater a depressão, ansiedade, estresse, insônia, histeria, crises nervosas, náuseas e dores de cabeça. Como analgésico é usado para espasmos musculares, torções, luxações, dores reumáticas, artrite, bursite, e cólicas. Como descongestionante das vias respiratórias é usado para bronquite, asma, catarro, resfriados, laringite e infecções da garganta. Como sedativo é usado para palpitações, taquicardia e hipertensão. Como antiinflamatório é usado para queimaduras solares, inflamações, inchaços, cortes, feridas, dermatite, micose, infecções bacterianas, chagas, bolhas, abscessos, acne, alergias, carbúnculos, pé de atleta, mordidas de insetos e repelente.


LÍRIO (Convallaria Majalis): seu aroma extremamente doce e oleoso tem um efeito antitóxico. Foi usado na Primeira Guerra Mundial para tratar as vítimas de intoxicação do gás mostarda. O óleo de massagem de lírio também é usado para estimular o cérebro e fortalecer a memória.


MIRRA (Commiphora Myrrha): a massagem com óleo de mirra suaviza a pele protegendo-a da ressecação e das gretas causadas pelo frio. Aroma sagrado na antiguidade, é mencionado na Bíblia com um dos que os Reis Magos levaram ao menino Jesus. É um óleo de unguento. Atua no chacra laríngeo.

PATCHOULI (Pogostemom Heyneanus): seu persistente aroma de nuances terrosas e amadeiradas tem um poderoso efeito afrodisíaco e provoca uma irresistível atração física. O patchouli cumpre um papel decisivo no equilíbrio das notas mais adocicadas, com sua fragrância mais agressiva, penetrante e excitante. O patchouli é mais comum no sudeste asiático. O patchouli da Indonésia é o mais famoso e garante alto status a qualquer perfume! A massagem com óleo de patchouli suaviza a pele e é especialmente recomendado para o tratamento das peles curtidas.


ROSA BRANCA (Rosa Centifolia): o óleo essencial de cor amarelo-claro, com um encantador e penetrante aroma floral adocicado, levemente canforado, possui excelentes propriedades emolientes e hidratantes, o que o torna útil para as peles maduras e quaisquer problemas inflamatórios. Alivia a depressão, a insônia, e a tensão nervosa. De ação inestimável nos momentos de tristeza, desgosto e trauma emocional.

 

ROSA VERMELHA (Rosa Damascena): o aroma sensual, intenso e profundamente feminino compõe a fórmula da maioria dos grandes perfumes franceses. Como o jasmim, é levemente afrodisíaco criando uma atmosfera de sutil encantamento. Usado para perfumar o corpo e hidratar todos os tipos de pele.


SÂNDALO (Santalum Álbum): seu aroma amadeirado é usado na Índia há mais de 4000 mil anos para perfumar e incensar os templos. Eleva espiritualmente e purifica. É recomendado para o tratamento da pele oleosa e da acne. A massagem com óleo de sândalo tem um efeito erótico, sensual e afrodisíaco.


VERBENA (Aloysia Triphylla): seu aroma cítrico, fresco e revitalizante é usado largamente nos tratamentos de beleza. Ideal para amaciar a pele grossa e calejada das mãos e a cutícula das unhas. Deve-se evitar a exposição solar 12 horas antes da massagem com óleo de verbena.


VIOLETA (Viola Odorata): seu aroma doce e sensual é usado principalmente no tratamento da pele delicada e sensível. Abre os poros da pele ulcerada, varicosa ou nervada. Por essa mesma razão é recomendado no tratamento da acne.


A Aroma & Cia formula, apenas sob encomenda,  óleos de massagem para massoterapeutas, fisioterapeutas, esteticistas e aficionados da massoterapia uma linha de 24 aromas em frascos âmbar de 100 ml, 200 ml, 500 ml e vidros âmbar de 1000 ml.